Gerandium nasce de um movimento pessoal, desde a geração de uma mudança na minha vida profissional para encontrar novamente o sentimento de satisfação, de cumprir um propósito e de se sentir equilibrado. É uma mudança que começou, mas não tem fim.
O nome combina duas palavras: Gerânio, a flor, e Gerar, o verbo que gera em português, minha língua materna.
E o que isso tem a ver com psicologia do trabalho e mentoria de carreira? Na verdade, nada 🤷🏻 ♀️.
Mas no meu mundo, faz todo o sentido. Eu vou te dizer:
Gerânio é uma flor que eu amo e que tem um significado muito pessoal para mim. Eu a vejo tão bonita e colorida nas varandas das casas e em panelas nas ruas.
É uma flor que requer pouco cuidado (ou assim dizem). Para mim, não é assim. Sempre foi uma odisseia cultivar um gerânio por mais de uma primavera. Em vez disso, as varandas dos vizinhos estão cheias deles, tão bonitas e coloridas. Eu me perguntava: o que eu faço (ou não faço) para que meus gerânios não floresçam tão bonito?
Meu gerânio sem flores era como meu trabalho por um tempo: muito agradável e colorido no início, mas eu imediatamente olhei para ele e eu era mustio e eu não podia fazê-lo crescer e renascer. Eu não poderia encontrar uma maneira de me sentir melhor, vivo e com energia novamente.
Comecei a conversar com as pessoas e as histórias se repetiam: "Não estou bem com meu trabalho, não gosto do que faço, me sinto estressado, não tenho tempo para mim, estou exausta, não sei o que fazer…"
Sou Psicóloga, especializada em Psicologia Organizacional e do Trabalho, já sabia que precisava cuidar cada vez mais da minha vida que inclui, é claro, minha carreira profissional. Mas o que não tinha caído antes é que não vale simplesmente mudar de emprego ou carreira e é isso. Percebi que tem que ser um cuidado contínuo, mas não precisa ser complicado. E penso no meu gerânio, que precisa de cuidados especiais e atenção, mas não é realmente complicado ou impossível. Todxs podemos ter alguns belos gerânios em nossas vidas. E temos o direito de ter uma atividade profissional saudável, com propósito e satisfação. É preciso um bom solo, com os nutrientes certos e a quantidade certa de fertilizante, água e luz.
Dependeu de mim. Para agir. Para gerar uma mudança de cuidado. Pois meu gerânio era mudar de lugar, com mais luz, colocar mais fertilizante, a quantidade certa de água e às vezes você tem que podar o que já foi separado e está sugando o nutriente que a flor precisava para continuar crescendo. E no trabalho, então, eu diria a mesma coisa, não é?
E assim nasceu meu Gerandium, que é um novo olhar para o mundo do trabalho, que pode e deve ser mais fluido e equilibrado. É o movimento de um sonho de ajudar profissionais que buscam ressignificar sua identidade profissional e expressar sua força produtiva de forma mais coerente, criativa e fluida, incorporando uma interpretação mais positiva de suas habilidades e valores.
Através da Gerandium, me apresento como um canal de cocriação e colaboração para que você encontre as ferramentas que o ajudarão a manifestar seus potenciais de trabalho, de uma forma que cultive uma carreira feliz, saudável e equilibrada, trilhando o caminho da realização profissional.
Como resultado, você será capaz de expandir suas visões de si mesmo e as oportunidades ao seu redor.
É um processo contínuo, está começando, mas é interminável. A vida, o mundo, estamos em movimento. Eu gerei minha mudança, encontrei uma terra fértil, minha luz e água em quantidades corretas. Faço o que amo, coloco cuidado e carinho nele todos os dias. Vai crescer e florescer. Assim como meu gerânio.
Eu gerei minha mudança. E eu continuo gerando.
E você… O que você gera?